sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

E aí, quem vai levar o Oscar pra casa?

Essa pergunta parece meio óbvia dados os indicados a Melhor Filme deste ano, mas ainda tenho minhas dúvidas quanto ao prêmio. A disputa está polarizada, é fato. “O Discurso do Rei” só encontra um oponente à sua frente, “A Rede Social”. Os outros oito estão praticamente descartados, apesar de “Cisne Negro” ser superior aos dois favoritos e “A Origem” ser o mais ousado – mas já pensou Chris Nolan subindo ao palco pra ganhar o Oscar de Melhor Filme, que irado? Irado, mas quase impossível.

Entre as atrizes, o Oscar de Natalie Portman é praticamente certo, mas Annete Benning está no páreo duro. Se ela ganhar, não se assuste. Além da ótima atuação em “Minhas Mães e Meu Pai”, Benning é a presidente da seção dos atores na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Ou seja, tudo pode ser um golpe político no fim das contas e Portman pode ficar sem o seu Oscar, embora eu duvide muito disso.

Colin Firth é o franco favorito da noite na corrida pelo Melhor Ator. Apesar de todos os cinco entregarem atuações singulares – o menos forte é Jesse Eisenberg -, é o rei gago quem deve levar a estatueta pra casa. E isso quem explica é a lógica da Academia: Jeff Bridges e Javier Bardem já ganharam o seu e o Oscar até repete, mas é meio difícil, tem que ser excepcional pra isso acontecer; James Franco é o apresentador da cerimônia do dia 27 e Jesse Eisenberg é muito novo e desconhecido. Já Firth, além da boa atuação, foi um dos indicados no ano passado e perdeu para Bridges, e a Academia adora um prêmio de consolação (não que seja esse o caso, Firth merece mesmo o prêmio).

Melissa Leo e Christian Bale devem repetir a dose mais uma vez e garantir o Oscar para as coadjuvâncias de “O Vencedor”, embora Hailee Steinfeld e Geoffrey Rush possam surpreender e levar a estatueta por “Bravura Indômita” e “O discurso do Rei”, respectivamente.

“Toy Story 3” vai levar Melhor Animação, a não ser que um colapso nervoso tenha acometido a Academia, e se Deus é brasileiro mesmo, “Lixo Extraordinário” vai triunfar sobre o magnífico documentário de Bansky, “Exit Through the Gift Shop”.

Veja abaixo as minhas apostas:

FILME – O DISCURSO DO REI

ATOR – COLIN FIRTH

ATRIZ – NATALIE PORTMAN

ATOR COADJUVANTE – CHRISTIAN BALE

ATRIZ COADJUVANTE – HAILEE STEINFELD

DIREÇÃO – DAVID FINCHER – A REDE SOCIAL

ANIMAÇÃO – TOY STORY 3

FILME ESTRANGEIRO – EM UM MUNDO MELHOR (DINAMARCA)

ROTEIRO ORIGINAL – A ORIGEM

ROTEIRO ADAPTADO – A REDE SOCIAL

MAQUIAGEM – O LOBISOMEM

EFEITOS VISUAIS – A ORIGEM

EDIÇÃO DE SOM – TRON: LEGACY

MIXAGEM DE SOM – A ORIGEM

FIGURINO – O DISCURSO DO REI

DIREÇÃO DE ARTE – ALICENO PAÍS DAS MARAVILHAS

FOTOGRAFIA – A REDE SOCIAL

DOCUMENTÁRIO – LIXO EXTRAORDINÁRIO

TRILHA SONORA – A REDE SOCIAL

CANÇÃO ORIGINAL – “I SEE THE LIGHT” - ENROLADOS

MONTAGEM – 127 HORAS

Nenhum comentário: