sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

The True Grit

Eles estão de volta. Os irmãos diretores mais controversos de Hollwyood – ou seriam os Wachowski, de “Matrix”? – acertaram mais uma bola na caçapa do Oscar. O anunciado remake de “Bravura Indômita”, de 1969, foi a mais recente obra de Joel e Ethan Coen, que conseguiu uma indicação a melhor filme. Isso porque a dupla já levou outros pra casa, como o de Melhor Filme em 2006 pra “Onde os Fracos Não Tem Vez”.

Aliás, esse filme, cujo original é “No Country for Old Man”, desembocou na época uma certa nostalgia western, que deu ainda um bom exemplar, “O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford”. “Bravura Indômita” não tem essa pretensão, apesar de prestar justa homenagem a seu original e, por tabela, a um ícone do western americano, o ator John Wayne, que ganhou um Oscar pelo papel.

Mesmo com o burburinho, o “Bravura Indômita” dos Coen apareceu pouco nas premiações, mas veio galgando espaço aos pouquinhos. Lançado aos 45 do segundo tempo, em 22 de dezembro, quando “A Rede Social” já deitava bonito na cama dos favoritos, o mundo teve pouco tempo para se acostumar com a saga. Dos poucos prêmios que ganhou, a maioria foi de Atriz Coadjuvante para Hailee Steinfeld e alguns para a bela fotografia.

Já no Oscar, a coisa muda de figura. A Academia tem uma certa simpatia pelos irmãos, apesar de uma certa “quebra de paradigmas” que eles sempre propõem em seus filmes, coisa que os conservadores detestam. Mesmo assim, o longa levou 10 indicações, coisa que nem o beloved “A Rede Social” conseguiu, levando “apenas” 8. Joel e Ethan Coen se sobressaem na direção, na produção e no roteiro, além de ter o trunfo Hailee Steinfeld no elenco. Lembrando que os Coen fazem questão de dizer que só se basearam no livro de Charles Portis, que também serviu de base para o filme original.

Uma curiosidade: se Jeff Bridges, indicado a melhor ator pelo papel de Rooster Cogburn, levar a estatueta pra casa, vão acontecer duas coisas. A primeira é que ele entra no seleto hall de atores que ganharam o Oscar duas vezes seguidas na mesma categoria. Só Luise Rainer (1937 e 1938), Spencer Tracy (1938 e 1939) Katherine Hepburn (1968 e 1969), Jason Robbards (1977 e 1978) e Tom Hanks (1994 e 1995) conseguiram o feito. A segunda é que será a primeira vez que dois atores levam o Oscar interpretando o mesmo papel, no filme original e no remake.

Um comentário:

Wedis disse...

Oi Marcos. Eu estava procurando alguma coisa sobre A batalha pelo império aqui e não achei. Você já fez algum post sobre esse filme? Eu gosto de ler o que você escreve.