quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Oscar Mais Jovem

A altamente conservadora Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, conhecida como AMPAS, adora rostos novos com grande talento pela frente. Não é à toa que vira e mexe gente nova aparece entre os indicados e eventualmente levam um prêmio. Este ano não foi exceção e jovens promissores tiveram seus talentos reconhecidos pela AMPAS e daqui pra frente vão agregar o termo “Academy Award Nominee” antes de seus nomes nos créditos dos filmes.
Jennifer Lawrence tem apenas 20 anos e já trabalha como atriz desde os 14, quando foi descoberta por agentes em Nova York. Ela fez vários papeis na televisão e alguns no cinema, mas foi pelo papel na série “The Bill Engval Show”, desconhecida no Brasil, que ela ficou mais em evidência. Sua principal aparição até o ano passado tinha sido em “Vidas que se Cruzam”, estreia do roteirista Guillermo Arriaga na direção, com Charlize Theron e Kim Basinger no elenco. Após isso, veio o papel em “Inverno da Alma”, longa que conquistou Sundance em 2010 e foi um dos primeiros favoritos ao Oscar. Lawrence já tem aparição certa em mais cinco filmes até 2012, entre eles “X-Men: First Class”, onde ela será ninguém menos do que a Mística.

Antes de estourar mundo afora com “A Rede Social”, no papel de Mark Zuckerberg, Jesse Eisenberg já podia ser visto em diversos papeis em filmes como “A Lula e a Baleia”, “A Vila” e “Zumbilândia”. Apesar da aparência de novo, Jesse tem 27 anos e trabalha desde os 16, estreando na série americana “Caia na Real” em 1999, ao lado de outra estreante, Anne Hathaway. Para compor o papel do criador do Facebook, o ator disse que não fez muita coisa a não ser treinar seu lado introspectivo, ler muito sobre Zuckerberg e, claro, navegar no Facebook. Jesse chegou a dizer que o papel de Zuckerberg foi o mais insensível de toda a sua carreira e por esse mesmo motivo ele achou o papel confortável, novo e excitante, de maneira que ele não precisava se preocupar com o público, já que se tratava de uma pessoa real.

A mais nova concorrente a um Oscar esse ano é Hailee Steinfeld, de 14 anos, que conseguiu uma indicação à Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme “Bravura Indômita”, dos Irmãos Coen. Na TV, Hailee atua desde os 11 anos e “Bravura Indômita” é seu primeiro filme pra cinema. Para mandar bem no teste que lhe deu o papel, ela leu o roteiro várias vezes e assistiu ao filme original para incorporar o sotaque caipira do Novo México, onde o filme se passa - Hailee é da Califórnia. Esse pequeno esforço fez com que ela se destacasse das demais concorrentes. A atriz já conseguiu sete prêmios e várias indicações pelo papel, o que já a deixou cotada para outras produções.

A cerimônia de entrega do Oscar acontece no dia 27 de fevereiro.

Nenhum comentário: