quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"O Lobisomem" e a Maquiagem no Oscar

“O Lobisomem” tem seus detratores e defensores. Após vários problemas na produção, que fizeram com que o longa estreasse quase 1 ano depois de pronto, o filme saiu e trouxe e volta uma aura mágica em torno dos lobisomens que já estavam ficando sem nenhuma moral depois dos descamisados bronzeados da Saga Crepúsculo. A intenção da Universal era trazer de volta não apenas o mito, mas o clássico do cinema de monstros da década de 1930, quando o estúdio fazia essa produção como ninguém.

Só que quando o filme estreou -sem muito barulho, é verdade – quase ninguém viu e os que viram não gostaram muito. Uma história corrida e sem sal demais, apesar da boa fotografia, direção de arte e, claro, a maquiagem, o assunto do texto.

Rick Baker, o homem por trás da maquiagem complexa de Benicio Del Toro, já ganhou seis Oscars em sua carreira, em doze indicações. Ele ganhou pela maquiagem magistral em “O Grinch” (2000), “MIB - Homens de Preto” (1997), “O Professor Aloprado” (1996), “Ed Wood” (1994), “Um Hóspede do Barulho” (1987) e, claro, a inspiração para o trabalho em “O Lobisomem”, o cultuado “Um Lobisomem Americano em Londres” (1981), cuja maquiagem impressiona até hoje. Tanto que o filme é considerado o melhor longa sobre lobisomens.

Baker também esteve envolvido com a maquiagem de filmes como “Norbit”, “Click”, “Amaldiçoados” (mais um com lobisomens), “Planeta dos Macacos” (o do Tim Burton) e, vejam só, ele também esteve na produção de “Thriller”, o curta/videoclipe de Michael Jackson, com mais lobisomens. Isso sem falar de trabalhos não creditados e filmes do tempo em que ele ainda era um funcionário de segunda unidade, como “Guerra nas Estrelas”.

Dá pra dizer que o trabalho em “O Lobisomem” ficou com quem realmente entende do assunto. Apesar de ter sido uma relativa bomba nas telas – custou US$ 100 milhões, mas só arrecadou US$ 139 milhões, isso no mundo todo! – pode ser que o filme seja mesmo laureado na noite do Oscar, dando mais uma estatueta a Baker e um motivo de orgulho para a Universal. “O Lobisomem” concorre a Melhor Maquiagem com Adrien Morot por “Minhas Versão para o Amor” e Edouard F. Henriques, Greg Funk, e Yolanda Toussieng por “Caminhos da Liberdade”. Vale lembrar que Baker divide a indicação pelo filme com o maquiador Dave Elsey, que também já foi indicado por “Star Wars – Episódio III: A Vingança dos Sith” (2005).

Nenhum comentário: