sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Natalie Portman


Com a estreia de "Cisne Negro" nos cinemas brasileiros, o público daqui finalmente vai poder conferir (legalmente) a performance de Natalie Portman que tanto tem sido comentada no ano que passou. Dirigida por Darren Aronofsky, Portman pode ganhar o seu primeiro Oscar, mas nós já sabemos que ela é uma das melhores atrizes da atualidade. Não precisamos de um Oscar pra isso.

Nascida em Israel, ela se mudou com os pais para Nova York quando ainda era muito pequena. Natalie atua desde criança no cinema, com apenas 11 anos. Sua primeira grande aparição foi no filme "O Profissional", em que contracena com o ator Jean Reno, e desde então ela dá sinais de que tinha um incrível talento.

A atriz foi experimentando pequenos papeis em alguns outros filmes como "Fogo Contra Fogo" (1995), "Brincando de Seduzir" e "Marte Ataca!" (1996), este último de Tim Burton. Mas foi em 1999 que Natalie saiu do pseudo-anonimato para o estrelato mundial, entrando em uma das franquias mais cultuadas do cinema - se não a mais cultuada. Ela foi escolhida para ser ninguém menos que rainha Amidala em "Star Wars - Episódio I: A Ameaça Fantasma", (re)início da saga "Guerra nas Estrelas" nos cinemas.

Daí pra ser convidada para outros papeis foi um pulo. Ela esteve em "Cold Mountain" (2003) e em "A Voz do Coração" (2000), alem dos outros filmes da franquia Star Wars. Mas até então, o nome Natalie Portman era pouco lembrado. Isso mudou após uma das performances mais marcantes de sua carreira em "Closer - Perto Demais"(2004), que lhe rendeu o Globo de Ouro de atriz coadjuvante e sua primeira indicação ao Oscar, além de colocá-la na condição de estrela.

Dentre seus papeis mais marcantes está a viajante que entra no caminho de Norah Jones em "Um Beijo Roubado"(2007), de Wong Kar Wai, a rainha Ana Bolena em "A Outra" (2008) e a jornalista Eve, em "V de Vingança" (2006), papel pelo qual ela teve que raspar a cabeça. Recentemente ela esteve em "Entre Irmãos" (2009) e agora está em outro filme causando burburinho lá fora, a comédia "Sexo sem Compromisso", com o fanfarrão Ashton Kutcher.

Praticamente, só Annette Benning tem condições de arrancar o Oscar de Natalie Portman na noite do dia 27 de fevereiro. Mas, considerando o histórico da Academia, uma atriz jovem, promissora e sem premiações tem mais chances do que uma veterana calejada da indústria, a não ser que o papel seja inegavelmente superior - o que não é exatamente o caso. No caso da vitória de Portman, talvez seja uma das premiações mais justas de toda a história do Oscar.

2 comentários:

Anderson Siqueira disse...

Sempre a achei mediana, sem muitos pudores. Mas Cisne Negro me fez ver a atria poderosa que ela é ou que ela se transformou.
Abraço.

Tamyres Matos disse...

And the Oscar goes to... Natalie Portman! Eu apostaria!