sábado, 15 de agosto de 2009

G.I. Joe - A Origem de Cobra

15/agosto/2009

G.I. Joe - Rise of Cobra (EUA, 2009)
De Stephen Sommers. Com Channing Tatum, Marlon Wayans, Sienna Miller, Rachel Nichols, Dennis Quaid, Joseph Gordon-Levitt, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Arnold Vosloo.

Considerando a filmografia de Stephen Sommers, até que ele não fez muito feio. Vejamos: o cara é reponsável por uma das franquias mais bacanas do cinema, dirigindo "A Múmia" e "O Retorno da Múmia" - no terceiro, que estragou a série, ele apenas esteve como produtor. Daí, ele me sai com "Van Helsing - O Caçador de Monstros", um filme incrivelmente meia-boca, pra não dizer ruim mesmo. Alguns trabalhos como produtor e cinco anos após o filme de Hugh Jackman eis que ele sai com a mais nova adaptação de um brinquedo para os cinemas, "G.I. Joe - A Origem de Cobra". O diretor conseguiu construir uma obra crível mesmo quando se sabe que a trama gira em torno dos brinquedos conhecidos no Brasil como Comandos em Ação. Um ritmo alucinante e frenético, ação e efeitos especiais bem entrosados que faz com que você pense que os "Joe's" talvez realmente existam.

Uma empresa fabricante de armas, a MARS, consegue financiamento para suas pesquisas com a OTAN, mas joga nos dois lados, vendendo armas para amigos e inimigos. O dono da MARS, McCullen, planeja roubar o último objeto das pesquisas que foi vendido para a OTAN, um míssil carregado com nanobots que destroem tudo que vem pela frente. Quando o plano entra em ação, os soldados Duke e Ripcord ficam como responsáveis por transportar os mísseis em segurança, até que os seguidores de McCullen tentam roubá-los. A Baronesa e Storm Shadow entram em conflito com os soldados, especialmente Duke, que vê na Baronesa todo o seu passado. É quando entra em ação o comando dos G.I. Joe, departamento secreto do governo que é armado com os melhores agentes e a melhor tecnologia. A única maneira de Duke e Ripcord deixar os Joe's assumirem a sua missão é se juntando a eles. Está armado o confronto entre os Joe's e a futura organização Cobra, em busca dos mísseis que podem destruir o planeta.

Para não dizer mais do que isso, "G.I. Joe" é simplesmente incrível. Um roteiro bem amarrado, crível, mesmo que chato do meio para o final. Mas o longa tem uma ação rápida e que não deixa nem um segundo para o espectador respirar. Grandes cenas de ação que se arrastam por todo o filme, com incríveis efeitos especiais - só para citar um exemplo, a perseguição em Paris que os Joe fazem atrás dos Cobra, culminando na destruição da Torre Eiffel é demais! O elenco todo está muito à vontade nos seus papeis, sobretudo o trio prinicipal, Channing Tatum ( o próximo candidato a herói de Hollywood), o comediante Marlon Wayans, longe e perto de seus personagens, ao mesmo tempo, e a vilã Sienna Miller, incrivelmente bonita morena. Os outros também cumprem seu papel, mesmo Joseph Gordon-Levitt como o psicótico Vyper.

As lutas são legais, o ritmo do filme é legal, tudo é muito legal, tanto que não é de se estranhar que já tenha conseguido o aval para uma sequência. Não é um filmãaaao mais é um ótimo programa pra sábado. Uma diversão sem culpa e uma bela homenagem aos brinquedos que fizeram a alegria de tantos meninos nos anos 80. Um ótimo jeito de fechar o verão americano e uma temporada um tanto fraca...

Nota: 9,0

Nenhum comentário: