quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Top 10 - Filme de Terror Mais Assustadores


Escolher filmes de terror não é uma coisa muito justa. Porque terror, na verdade, varia muito de pessoa pra pessoa. Uns se assustam mais com um pouco de sobrenatural, outros precisam de muito sangue e matança pra se impressionar. Mas o que caracteriza um bom filme de terror? Sustos? Sangue? Um assassino maníaco em potencial? Uma força sobrenatural desconhecida? Criaturas malignas e sombrias? Pois é, muitos deles misturam tudo isso. Então, aproveitando a estreia de "Arrasta-me Para o Inferno" amanhã, o Top 10 é sobre filmes de terror. Os mais assustadores segundo zilhões de pessoas. A lista foi elaborada cruzando várias listas feitas por blogueiros, jornalistas, escritores e cinéfilos que estão por aí espalhadas pelos livros, revistas e internet. Injustiças? Claro, sempre vai faltar filmes, mas fica pelo menos a recomendação de bons sustos para se levar.

Já avisando: dentre os pincelados nas listas ficaram de fora: "O Sexto Sentido","Evil Dead", "O Bebê de Rosemary","A Profecia","O Massacre da Serra Elétrica", "O Albergue","Espíritos - A morte está ao seu lado" e "Os Pássaros", além de zilhões de outros.


10 - O Chamado (2002, De Gore Verbinski)
Tipo: Sobrenatural

Plot: Fita sinistra convida uma "adorável" garotinha a matar quem a assistiu depois de 7 dias.

"O Chamado" é uma refilmagem americana do terror japonês "Ringu" e praticamente começou a onda de remakes de filmes de terror orientais. O clima de suspense e de frio o tempo todo dá aquele arrepio na espinha durante todo o longa. Eu conheço pessoas que não conseguem simplesmente olhar para a figura da Samara sem ter um ataque cardíaco. Apesar de brilhante, a continuação é incrivelmente ruim. Depois de Samara, criancinhas cabeludas viraram moda no cinema.

+ A ideia original de "O Chamado" é uma metalinguagem aos filmes de terror: é um filme que, literalmente, mata você de medo. Além disso, o filme tem um bando de imagens subliminares referentes ao vídeo e ao anel que se forma no poço onde Samara foi presa.


9 - [REC] (2007, De Jaume Balagueró)
Tipo: Zumbis

Plot: Uma equipe de TV registra o terror dos moradores de um prédio que estão presos e um vírus se espalha, transformando todos em zumbis.

Literalmente, "[REC]" faz você pular da cadeira. Utilizando um recurso que fez "A Bruxa de Blair" o mais bem sucedido terror de todos os tempos, a câmera subjetiva, o filme dá aquela impressão de sufocamento e agonia, como se você estivesse preso no prédio com eles. Sustos estão garantidos e a performance da protagonista Manuela Velasco rendeu vários prêmios para ela. Sem falar nos gritos cortantes o filme inteiro, aquela sensação de que pode acontecer algo a qualquer momento e o charme do idioma espanhol. A refilmagem americana, "Quarentena" não tira nem põe nada, mas não tem o mesmo charme.

+ Durante as filmagens da cena em que um jovem bombeiro cai da escada nenhum ator sabia o que estava realmente acontecendo, o que fez com que as reações gravadas fossem as dos próprios atores naquele instante.


8 - Halloween (1978, De John Carpenter)
Tipo: Serial Killer

Plot: O piradão Mike Myers sai em caçada da própria irmã, matando quem encontra no caminho no Dia das Bruxas.

Jamie Lee Curtis não teria sua fama internacional se não fosse o filme "Halloween", cujos filmes ela insistiu em participar até 2004, com o episódio Ressurreição. Sem falar que esse foi o precursor de todos os serial killers que viriam a seguir, como Jason e afins. Depois que Myers apareceu pela primeira vez na tela, nenhum casal adolescente teve paz e sossego para namorar no cinema. Os sustos e suspense provocados no filme são também obra da trilha sonora, que foi composta pelo próprio diretor.

+ O orçamento de "Halloween" foi de apenas US$ 300 mil. Portanto, os atores tiveram que usar suas próprias roupas, pois não havia dinheiro para o figurino. A máscara de Mike Myers foi a mais barata encontrada em uma lojinha perto das locações.


7 - Poltergeist -O Fenômeno (1982, de Tobe Hopper)
Tipo: Sobrenatural

Plot: Uma família é atormentad por espíritos destrutivos que assombram a sua casa com fenômenos paranormais.

Tente dormir depois de assistir a "Poltergeist" sem medo. Produzido e roteirizado por Steven Spielberg, esse fenômeno do cinema saiu de um dos episódios da série "The Twilight Zone". Os fenômenos que acontecem na casa começam com simples objetos se movendo e se atirando contra as pessoas, mas vai aumentando até chegar ao ponto de a caçula da família, Carol Anne, ser levada pela televisão, na famosa cena que meteu medo em muita gente.

+ O filme teve duas continuações, uma em 1986 e outra em 1988. Quatro pessoas do elenco principal morreram. Dominique Dunn morreu no ano de lançamento do primeiro filme. Dis novos atores morreram antes mesmo de o segundo ser lançado. E a protagonista, Heather O'Rourke, a Carol Anne, morreu aos 12 anos após finalizar o terceiro filme, sem que os médicos descobrissem a causa da morte.


6 - Jogos Mortais (2004, de James Wan)
Tipo: Serial Killers

Plot: Dois homens acordam acorrentados em um banheiro velho enquanto um assassino arma um jogo psicológico de quebra-cabeças, onde o prêmio é continuar vivo.

Quando a franquia "Jogos Mortais" se iniciou, ninguém sabia que cinco anos mais tarde ela estaria se encaminhando para a sexta (!) parte. Mas isso pouco importa quando se analisa o primeiro filme isoladamente, um dos mais brilhantes quebra-cabeças da história do cinema e o melhor do terror, depois de "Se7en", como o pôster fazia questão de divulgar. Um dos melhores climas de agonia e desespero nos filmes de terror nos últimos tempos. As continuações, apesar de nos fazer conhecer mais do assassino Jigsaw de uma forma até legal no roteiro, apresenta mais jogos sanguinários que estão lá mais pelo sangue do que pelo terror psicológico.

+ Tobin Bell ficou deitado no chão do banheiro, na mesma posição, por seis dias. Não foi substituído por um manequim pois os diretores não tinha recursos para um. O filme teve uma pré-produção de apenas cinco dias.


5 - A Hora do Pesadelo (1984, de Wes Craven)
Tipo: Serial Killer, Sobrenatural

Plot: Um torturador de crianças é queimado vivo pelos cidadãos, mas dá um jeito de voltar e atormentar os sonhos dos filhos daqueles que o mataram.

Freddy Krueger. Só isso deveria bastar para manter qualquer um com os nervos à flor da pele. Wes Craven conseguiu criar um personagem ao mesmo tempo icônico e assustador.Lançado em 1984, o filme assustou platéias ao mostrar um molestador deformado atacando crianças através de seus sonhos. A trama quase não foi aos cinemas por problemas de contrato.O grande lance do filme - e, segundo os britânicos, a característica mais assustadora - é que não há como fugir de Freddy, pois ele ataca no momento mais vulnerável dos seres humanos.

+ Wes Craven teve a idéia para o roteiro de "A Hora do Pesadelo" em 1978, quando leu um artigo no jornal sobre três crianças chinesas que sofriam com pesadelos e morreram dormindo. / Robert Englund não foi a primeira escolha para o papel. Originalmente, o diretor queria que o assassino fosse interpretado por um dublê.


4 - A Bruxa de Blair (1999, de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez)
Tipo: Sobrenatural

Plot: Três estudantes entram numa floresta para fazer um documentário sobre uma bruxa local. Eles desaparecem e o material filmado mostra como ele são atormentados por espíritos sobrenaturais.

"A Bruxa de Blair" é o filme de terror símbolo da geração reality show. Quando muitos ainda pensavam que a melhor maneira de atrair público era gastar milhões em efeitos visuais, o filme fez sucesso justamente por seu realismo sem maquiagem. Os personagens correm para cima e para baixo numa floresta, chacoalhando suas câmeras de vídeo enquanto gritam desesperados, supostamente assombrados por espíritos. Só isso. Nenhum efeito especial, nada de atores profissionais, apenas um filme de tirar o fôlego e que, pelo baixo custo, tornou-se o mais lucrativo da história em retorno sobre investimento. Detalhe: os diretores deram o mínimo de material para os atores e os deixaram na mata, cada um com uma câmera de vídeo. A produção do filme apenas entrava em contato com os atores ocasionalmente e através de bilhetes que diziam o que cada um devia fazer. A intenção para utilizar este método era transmitir o máximo de veracidade possível, já que nem os atores sabiam direito qual era o enredo do filme e o que aconteceria com eles.

+ "A Bruxa de Blair" custou 50 mil dólares e faturou quase 250 milhões! "A Casa Amaldiçoada", terror produzido por Steven Spielberg e cheio de efeitos, foi lançado uma semana antes, custou 80 milhões de dólares e sequer conseguiu se pagar.


3 - O Exorcista (1973, de William Friedkin)

Tipo: Sobrenatural
Plot: Após brincar com uma tábua Ouija, uma menina é possúida por um espírito de tal maneira que a deixa completamente desfigurada. Para livrá-la, são chamados um exorcista experiente e um padre em dúvidas sobre a sua fé.

Não é de se duvidar que "O Exorcista" tenha conseguido convencer mais pessoas da existência do diabo do que muitas religiões juntas! As platéias ficaram horrorizadas com a história da súbita transformação da meiga garotinha Regan (Linda Blair) numa grotesca criatura descabelada, que vomita sopa de ervilha, fala palavrões impublicáveis e usa um crucifixo para se masturbar. O filme merece a medalha de bronze neste ranking por conseguir assustar até pessoas que nunca o viram (!!!!) e juram que jamais assistirão, de tanto medo que têm! Acusado de maniqueísta e conservador (o padre jovem, com idéias progressistas, é incapaz de enfrentar o diabo; o padre veterano encara o capeta sem vacilar), "O Exorcista" conseguiu dez indicações ao Oscar e foi imitado mundo afora. E pensar que ele quase foi proibido no Brasil...
+ Eventualmente, o diretor William Friedkin consultava o Reverendo Thomas Birmingham sobre a possibilidade de exorcizar o set de filmagens. Em todas as vezes, o reverendo recusou o pedido, dizendo que isto causaria ainda mais ansiedade no elenco. Mas por diversas vezes ele visitou os sets para benzê-los e tranquilizar o elenco. Durante as filmagens, 8 pessoas da produção morreram de forma não-explicada.


2 - Psicose (1960, de Alfred Hitchcock)

Tipo: Serial Killers
Plot: Uma secretária foge com o dinheiro do patrão e se hospeda num motel de beira de estrada, onde é brutalmente assassinada.

Podemos dizer que, antes de "Psicose", filmes de terror eram brincadeira de criança. Exageros à parte, o longa de Alfred Hitchcock mostrou que os piores horrores estão escondidos dentro de nós mesmos. Inspirado nas produções de baixo orçamento, de estúdios pequenos como a American International, Hitchcock praticamente inaugurou o horror moderno. O roteiro de "Psicose" adapta um livro de Robert Bloch, inspirado no caso real do assassino necrófilo Ed Gein. Esse maníaco tinha o péssimo hábito de violar túmulos e roubar cadáveres de velhinhas, decorando sua casa com as ossadas. O filme acabou entrando para a história como um indiscutível clássico do gênero, que permanece chocante mesmo após décadas de imitações e paródias. O filme é considerado por muitos a obra-prima de Hitchcock, que demonstrou ousadia ao matar a protagonista nos primeiros minutos do longa, na famosa - e imitadíssima - cena do chuveiro. "Psicose" influenciou desde "O Massacre da Serra Elétrica" e "O Silêncio dos Inocentes" até "Halloween" e "Sexta-Feira 13", tranformando Norman Bates num dos maiores psicopatas do cinema.

+ Por ordem expressa do diretor, era proibida a entrada de pessoas na sala do cinema após o início da exibição. Isso porque, se alguém chegasse atrasado, perderia justamente o clímax do filme, a morte da protagonista no chuveiro!

And the winner is...



1 - O Iluminado (1980, de Stanley Kubrick)

Tipo: Sobrenatural
Plot: Um escritor se muda com sua família para um hotel vazio e é atormentado pelos espíritos que assombram o local. Ele mesmo começa a perseguir e tentar matar a esposa e o filho.

Quando ainda estava em busca de um novo projeto para o cinema, Stanley Kubrick pesquisou vários livros até achar um que o interessasse. Foi quando, ao pesquisar nos livros que estavam em seu próprio escritório, ele encontrou "The Shining", de Stephen King, resolveu lê-lo e, posteriormente, transformá-lo em filme. Puro terror psicológico, o longa ficou marcado nas gerações por mostrar um Jack Nicholson insano e inúmeras aparições sinistras de assombrações. Basta recordar a cena em que uma câmera steadycam acompanha Danny pelos corredores do Hotel Overlook para recordar seu cabuloso encontro com as irmãs gêmeas. Essa é a única incursão de Kubrick pelo terror, mas é a prova de que ele realmente foi um dos grandes gênios do cinema. Kubrick rodou nada mais nada menos do que 127 vezes uma cena com a atriz Shelley Duvall, até que ela ficasse do jeito como o diretor queria. Ele também costumava fazer ligações noturnas para o própro Stephen King, fazendo perguntas do tipo: "você acredita em Deus?".

+ Sempre que o personagem de Jack Nicholson falava com um "fantasma" no filme havia um espelho em cena./ Stephen King simplesmente detesta o filme. Ainda assim, ele é cultuado por muita gente. Tanto que há referências a ele no famoso clipe do 30 Seconds to Mars, "The Kill", e no do Slipknot, "Spit it Out".

41 comentários:

Roberta Satler disse...

Muito boa sua seleção. Gostei mesmo. Parabéns.

Anônimo disse...

É interessante que os melhores são os mais antigos...

Ladynick10 disse...

Pra mim, não tem melhor filme que A Nightmare on Elm Street!!! :)

RUIMESQUITA15@HOTMAIL.COM disse...

Gostei dos filmes apesar de ainda nao ter visto um...Fico contente por ver pessoas a ajudar..XD

Anônimo disse...

nossa gostei muiiiiiiiiiiiiiiiiiito

leandro disse...

esta bom a escolha. Porem é uma injustiça para o melhor filme do mundo O EXORCISTA é sem duvida o 1 da lista.

Anônimo disse...

Vamos combinar que O Iluminado é bom, mas não tem nada de assustador ;*

Marcos Nascimento disse...

Vamos combinar então que não assistimos ao mesmo filme! ;*

Gabriel disse...

o vcs sabem um filme bem assustador que passo fais tempo que e um onibus que estava viajando e quando eles tavam viajando começou segui-los um bicho preto fazendo vutos e que ele sentia o faro das pessoas e comia e no final sobrou so umas 3 pessoas vivas 1 do omibos e acho dois que tentaram mata o bicho

josimar disse...

Cara ainda hoje tenho pesadelos com o exocista
a cena da mastubação com o crucifixo meu Deusss

Anônimo disse...

o filme mais legal é o exorcista

Alice disse...

Gabriel, o nome desse filme q vc quer acho que é o "Olhos Famintos"..

o/

marcos vinicios leite disse...

os filmes são muito assustadores o melhor é o exorcista.

babi disse...

Os filmes são bons . mas eu axo qe poderia tirar alguns e colocar outros mais assustadores .. o Grito 1 é um filme qe eu nunca mais assistoo . da mto medo

babi disse...

Pra flr a verdade o filme A Nightmare é mlr

robson disse...

pra mim o filme O EXORCISTA é o mais assustador de todos os tempos, quando eu vi o filme pela primeira vez eu tinha 8 anos, hoje tenho 17 e tenho sonhos sinistro sobre o filme, e de vez em quando acontece coisas estranhas comigo.

Anônimo disse...

Olha. Ótima sua seleção. Parabéns!

Anônimo disse...

g@br!el o filme de qual vc fala é OLHOS FAMINTOS 2, muito bom esse filme, pra mim ele estar fora dessa lista é injusto, apesar de que o 1 nao gostei... assistam o 13º Fantasma, é ótimo tmb

Anônimo disse...

gostei muito da seleção.só acho que exorcista merecia o 1º lugar!

Anônimo disse...

pra mim o filme mais assustador é "A HORA DO PESADELO

Anônimo disse...

sua lista fikou mara... muito legais muitos desses filmes.. naum assisti todos eles, mas vi que vale a pena assistir.. :D

Anônimo disse...

SEM CHANCE, COMO PODEM VER NOS COMETARIOS O MELHOR E MAIS ASSUSTADOR SEMPRE SERÁ "O EXORCISTA" CADÊ "JASON"(SEXTA FEIRA 13) DEVERIA ESTAR NESSA LISTA, VC EXCLUIR SEXTA FEIRA 13, DEVE ESTAR MALUCO!!!

Anônimo disse...

O Exorcista é um filme muito macabro, se quer assistir ele tenha coragem, só de ler a sinopse já dá medo, eu assisti por pura curiosidade, mas passei noites sem conseguir dormir direito... Enfim é o filme mais macabro de todos os tempos...

E como falaram os melhores filmes de terror são os mais antigos...

Anônimo disse...

nunca assisti o exorcista e nem quero
tenho curiosidade mas ñ tenho coragem de assistir,já lí as sinopses só por els já dá um medo do caramba!!

Bianca salt disse...

muito bem escolhidos os filmes todos eles sõ muito bons ...

Erik disse...

Parabéns pela lista, ótimos filmes,mas acho que Atividade paranormal 1 e 2 poderiam estar ai, esses filmes são muito bons..! adoro o genero Guerra, se tiver alguns filmes q ainda nao assisti, q é meio dificil, rs, por favor, mande para meu email...erik.r.martins@hotmail.com
Grato.

Anônimo disse...

Realmente, cada um tem seu gosto pra filmes de terror. Mas ainda não intendo o que as pessoas acham de tão legal em O iluminado, que é na minha opinião, um filme fraco e parado.

Anônimo disse...

Eu recomendo Atividade Paranormal, além da tensão os sustos são de matar.O filme é muito bom e merecia o primeiro lugar.

Anônimo disse...

recomendo atividade paranormal

Anônimo disse...

recomendo atividade paranormal

Anônimo disse...

Cara, tá faltando O GRITO!!! Pra mim é mto assustador, e merece um bom 3º lugar neste lista

Anônimo disse...

grito,aquele filme é uma merda esta muito bem fora da seleção de melhores esta onde merece

Anônimo disse...

porra lógico que é '' O GRITO''

iasmin costa disse...

Sinceramente, após ver a lista e ler os comentários, percebi que bastante gente gosta de sobrenatural, assisti um resumo do exorcista no youtube(dez minutos com as cenas mais importantes do filme), e não dormi muito bem, mas depois por curiosidade e para tentar entender melhor eu vi o filme, gostei muito um dos melhores terrores que já assisti,uma das piores cenas e a parte que ela desce as escadas de costas...apesar de não ter assistido todos os filmes da lista eu acho que o chamado deveria ter tido uma posição melhor(é muito bom mesmo), e atividade paranormal também deveria ter sido incluída, foi um dos filmes que deu mais medo, e principalmente A CASA DE CERA, minha nossa eu amo esse filme...é muito ótimo mesmo concerteza poderia estar aí...mas a lista está ótima e também os filmes antigos são os melhores!!

Juliana disse...

O único descente é REC! o único! o resto é uma porcaria... ninguém que gosto tem veias de aço ou um coração potente... todos cagões... aprende a ver um filme de terror primeiro e depois vem comentar minha gente!

Anônimo disse...

É uma das melhores seleções que já vi, mas concordo com outras pessoas aí em cima que "O Exorcista" deveria ser o 1º. Tbm acho que "Poltergeist" merecia uma posição melhor. E, francamente, "Atividade Paranormal" não fez falta nenhuma! Que filme fraco...

Anônimo disse...

ADOOOOOOOOOOOOOREI FALTOU SÓ Dolly Dearest e It mais enfim, adorei mesmo *-*

Anônimo disse...

Eu particularmente sou fã de terror tenhoa mai de 400 filmes de terror e tenho todos dessa lista mas o melhor q acho e jogos mortais por que sou fã do jhon cremer o exorcista e legal por da mais medo mais jogos mortais e um filme mais inteligente

Anônimo disse...

Gostei muito

Anônimo disse...

ai rapaziada , os mensageiros é bom . muito legal , esse negócio de exorcista é mó viaje , ver pessoas endemoniadas isso dá muito na igreja , pode crer que dá medo uma pessoa falando esquisito perto de vc , babando pela boca , quebrando tudo . ai sim vcs iam ficar com medos , mais dias de hoje é difícil ver isso . muita gente não sabe que carregam demônios no corpo , é por isso que tem gente boa , bem falados de amigos que matam do nada as pessoas . esse é o demônio sobre elas . pode acreditar !!!

Isabela disse...

Muito boa a lista, assisti alguns e acho merecido estarem aqui. Embora O Exorcista seja um ótimo filme, assustador e tudo mais, não acho que seja AQUELE filme de não te deixar dormir. Já vi muitos outros filmes que me deixaram arrepiada e não me deixaram dormir por muitas longas noites. Como por exemplo, a sequência de O Grito, são três filmes que te deixam com medo de ir na cozinha pegar água no meio da noite. De qualquer forma, muito boa a lista.